Infertilidade masculina

A investigação do casal infértil é de extrema importância para os casos em que a gravidez natural não ocorre. A infertilidade afeta até 12% dos homens, portanto não é incomum o sofrimento em se conseguir ter filhos. Muitas são as doenças que podem prejudicar a formação de espermatozoides de boa qualidade, portanto uma investigação com profissional habilitado é de extrema importância.

Medicamentos usados para problemas gerais de saúde podem causar anormalidades espermáticas e disfunção sexual. O tratamento de algumas causas da infertilidade masculina pode melhorar a qualidade do sêmen e com isso alcançar o grande sonho de se ter filhos. Em homens inférteis, uma investigação do estado de saúde sexual, geral e psicológica é aconselhável e pode melhorar não só os problemas reprodutivos, mas também a saúde geral.

O principal exame a ser realizado na investigação é o espermograma, exame em que se avalia o sêmen. Na análise macroscópica são observadas características como cor, odor, viscosidade, volume e pH. Na microscópica, identificam-se concentração, motilidade e morfologia dos espermatozoides.

Uma das principais causas modificáveis da infertilidade masculina é a varicocele, que é a dilatação das veias do plexo pampiniforme, localizadas na região escrotal e canal inguinal. A cirurgia de varicocelectomia pode ser indicada para alguns pacientes com varicocele e dificuldade para engravidar. Essa afecção se desenvolve a partir da puberdade e pode causar desconforto, dor, redução do volume testicular e alterações do espermograma. Alguns estudos também apontam que a varicocele pode estar envolvida na redução dos níveis hormonais no homem.

Infertilidade masculina

A cirurgia para correção da varicocele tem como objetivo a melhora da quantidade e da qualidade dos espermatozoides produzidos, refletindo melhora no espermograma em cerca de 70% dos casos. A fragmentação do DNA espermático também é um exame que pode apresentar melhora após a varicocelectomia. As taxas de gravidez espontânea também melhoram, bem como a taxa de sucesso de um possível tratamento de alta complexidade como a fertilização in-vitro.

O consumo de drogas como álcool, cigarro e maconha, bem como outras drogas ilícitas também prejudicam o processo de espermatogênese, podendo o homem que faz uso dessas substâncias ter alterações em seus espermatozoides que prejudiquem a ocorrência de gravidez natural.

A obesidade é um fator de extrema importância com relação a infertilidade masculina. O desequilíbrio hormonal e a disfunção erétil ocasionado pela obesidade são as principais causas de infertilidade nesses pacientes. O tratamento adequado dessa condição está associado a melhoria do padrão seminal e consequentes taxas mais altas de gravidez.

Outra causa comum de infertilidade masculina são as DSTs – Doenças sexualmente transmissíveis, que podem se manifestar como prostatites, uretrites e infecções urinárias. Essas infecções podem atrapalhar o correto desenvolvimento e maturação dos espermatozóides. O tratamento adequado também se relaciona com taxas mais altas de gravidez.

A obstrução dos ductos ejaculatórios ou agenesia dos dutos deferentes são possíveis causas de azoospermia obstrutiva que também devem ser avaliadas no homem infértil. Essas causas requerem tratamento especializado com profissional habilitado.

Fatores genéticos, radioterapia, quimioterapia, doenças neurológicas, diabetes, traumas testiculares prévios também são outras causas de infertilidade masculina que devem ser investigadas.