Cerca de metade dos homens acima dos 40 anos sofre algum grau de disfunção erétil, sendo que muitos realizam tratamento medicamentoso com sucesso e conseguem boa adaptação com os remédios. Muitos, porém, não conseguem êxito com o tratamento, não atingindo a satisfação sexual mesmo com diversas tentativas de tratamento diferentes.
A cirurgia para colocação de prótese peniana está cada vez mais popular. Possui diversas indicações, as principais delas são os casos de homens com disfunção erétil que já tentaram diversos tratamentos com medicamentos via oral, injeções intracavernosas (injeções no pênis) e dispositivos a vácuo, porém ainda não conseguem ter relações sexuais satisfatórias por conta da impotência sexual.
O objetivo da cirurgia é a inserção de uma prótese dentro dos corpos cavernosos do pênis que faz com que se permita a penetração durante a atividade sexual. Hoje em dia, é considerada o tratamento padrão-ouro para os casos de disfunção erétil que não apresenta melhora com uso de medicamentos.
Essa cirurgia não é nova. Dispositivos protéticos foram usados para aumentar, substituir ou restaurar a função peniana por mais de 500 anos! Porém com o avanço tecnológico, foi possível aperfeiçoar tanto a técnica cirúrgica como o próprio material e design da prótese peniana. Essas melhorias fizeram com que a taxa de satisfação dos pacientes operados seja muito alta. Além disso, o risco de complicações também foi reduzido com o passar dos anos.
Existem disponíveis no mercado dois tipos de prótese peniana: as semirrígidas (que também são chamadas de maleáveis) e as infláveis. O paciente deve conhecer muito bem cada uma das opções antes da escolha já que o pós-operatório e os custos são bem diferentes. Não existe o melhor tipo e sim o que mais se adequa a necessidade de cada paciente.
As próteses penianas semirrígidas ou maleáveis são dispositivos que após inseridos nos corpos cavernosos penianos, produzem ereção contínua permanente. Isso deve ser levado em consideração pelo paciente. Os pontos positivos dessa prótese são o baixo custo, cirurgia mais simples e com menos risco de complicações.
A prótese inflável possui a comodidade de poder ser acionada e produzir ereção somente quando o paciente desejar. São cada vez mais utilizadas ao redor do mundo, tendo suas técnicas de implantação aperfeiçoadas, já que exigem um refinamento técnico superior em comparação com as próteses semirrígidas. A grande desvantagem das próteses penianas infláveis são o custo mais alto.
Na literatura médica, os mais recentes estudos concluem que as taxas de satisfação são muito altas após implante de prótese peniana. Os avanços da medicina permitem o retorno a atividade sexual com ereção plena sem alterar as funções de micção, ejaculação, orgasmo e sensação sexual.
No entanto, o conhecimento do quadro clínico do paciente deve ser extremamente bem avaliado pelo especialista já que o implante da prótese peniana possui indicações precisas e não altera outros problemas como ejaculação precoce, falta de libido, tamanho e grossura do pênis. A cirurgia indicada de forma incorreta pode trazer quebra das expectativas do paciente e insatisfação. Portanto o paciente deve tirar todas as dúvidas antes de qualquer decisão precipitada.