Você sabia que para cada oito consultas ginecológicas ocorre apenas uma visita ao urologista? Isso mesmo! Esse número é alarmante, pois sabemos que qualquer desordem ou doença dessa natureza pode afetar a rotina diária do indivíduo, prejudicando suas habilidades e, em alguns casos, até mesmo ameaçando sua vida.
Dentro da Urologia, os médicos estudam vários órgãos, sendo os principais deles: rins, ureteres, bexiga urinária, uretra, testículos, epidídimos, ducto deferente, vesículas seminais, próstata e pênis. As glândulas adrenais também passaram a fazer parte dessa especialidade por causa do aspecto cirúrgico das doenças tumorais das supra-renais.
Mas afinal, o que faz um urologista? Confira abaixo!
Esse profissional é o responsável por cuidar não apenas dos órgãos reprodutores masculinos, mas também tratar o sistema urinário de homens e mulheres.
O médico urologista trata doenças como: pedra nos rins, dificuldade de urinar, incontinência urinária, infecções urinárias, inflamação no trato urinário, impotência sexual, ejaculação precoce, infertilidade e varicocele
Além disso, é ele quem realiza a prevenção, o diagnóstico, e o tratamento de tumores relacionados ao trato urinário, como bexiga e rins, e também no sistema reprodutor masculino, como testículo e próstata.
Apesar de não ser o certo, muitos homens deixam para ir ao médico somente quando já estão doentes. É importante saber que o acompanhamento urológico deve ser feito em todas as faixas etárias, tendo como principal objetivo a prevenção de doenças mais sérias.
Os adolescentes entre os 12 e 18 anos devem ir ao urologista para avaliar o desenvolvimento dos órgãos genitais e prevenir as doenças sexualmente transmissíveis (DST’s).
Por outro lado, os jovens de 20 a 40 anos devem começar a prevenção do câncer de próstata que pode aparecer nesse período.
Já os homens entre os 40 e 50 anos precisam consultar o urologista anualmente para prevenir o câncer de próstata, principalmente se houver casos dessa doença na família. Nessas consultas é realizado o toque retal, para verificar alterações na glândula do sistema genital masculino.
É imprescindível que todos os homens, a partir dos 50 anos de idade, realizem consultas com um urologista não apenas para prevenir o câncer de próstata, mas também para tratar outras adversidades que costumam surgir,como problemas nos rins e bexiga, e disfunções sexuais.
Além disso, sempre que o homem ou a mulher apresentar sintomas que envolvam o trato urinário, como dor nos rins, dificuldade para urinar ou dor durante as relações sexuais, ele deve ir à uma consulta com um urologista.
Especialista em Cirurgia Geral e em Urologia, o Dr. Bruno Muller, em todos esses anos de atuação, já recebeu alguns prêmios importantes na sua área.
Ele possui ampla experiência no tratamento clínico e cirúrgico de várias patologias do trato gênito-urinário, como infertilidade masculina, uro oncologia, disfunções miccionais, uropediatria, litíase urinária, andrologia e saúde sexual e DSTs.
Agora que você já compreendeu a importância de procurar um urologista, não pode deixar de agendar uma consulta para saber como anda a saúde do seu corpo, principalmente do trato urinário, em homens e mulheres, e do aparelho reprodutor masculino.
Agende agora mesmo uma consulta com o Dr. Bruno Muller!